Estamos em uma situação atípica, reconstruindo toda a nossa relação com o mundo, com o trabalho, com a casa, com o consumo… Que tal reconstruir a sua relação com o lixo e seus impactos no mundo? Que tal melhorar a sua consciência ambiental? A separação do lixo em casa pode parecer difícil mas não é. Tratam-se de pequenas mudanças no comportamento que vão se tornando um hábito.
Ter lixeiras específicas para cada resíduo facilita muito a separação. O mundo ideal seria ter três lixeiras para a separação do lixo em casa em reciclável, orgânico ou compostável e rejeito.

Caso não tenha espaço na cozinha (local onde principalmente produzimos resíduos e onde recomendaria a colocação das lixeiras), tente colocar um pequeno recipiente na pia para os restos orgânicos e outra lixeira na cozinha para os recicláveis. A ação muda na hora do descarte!!! Inicialmente pode parecer difícil, mas depois se torna automático!!!
Algumas dicas podem ser boas para inicio de jornada:
– Para fazer a limpeza de alguns materiais recicláveis antes de colocar na lixeira não precisa usar muita água. Coloque no fundo da pia e deixe a água da louça cair sobre as embalagens e o excesso de produto sai. Faça isso com embalagens de iogurte e requeijão, por exemplo.

– Para embalagens de molho fazer uma ‘dupla’ lavagem, significa colocar um pouco de água potável na embalagem e sacudir, liberando o restante de produto que ainda fica grudado na embalagem, fazer isso por duas vezes é bastante eficiente. Essa mistura de água e molho pode ser utilizada durante o aquecimento do produto!