Você já ouviu falar de compostagem?

Compostagem é o nome dado ao processo que transforma materiais orgânicos em adubo.

É um processo que pode ser usado para garantir a circularidade de resíduos orgânicos produzidos nas cidades, por exemplo.

Seria como a ‘reciclagem’ desses resíduos, uma vez que eles depois de ‘descartados’ entrariam novamente no processo produtivo de alimentos, como adubo, fechando assim o ciclo. Sendo que isso pode acontecer indefinidamente, desde que esses resíduos orgânicos sejam separados na fonte onde são produzidos.

A compostagem é uma metodologia para a destinação adequada dos resíduos que tem sido cada vez mais utilizada e discutida e não poderia ser diferente, uma vez que 50% dos resíduos que produzimos são resíduos orgânicos.

Existem diversos tipos de compostagem dentre eles a compostagem seca ou termofílica e a vermicompostagem. Cada uma das técnicas tem sua particularidade e podem ser aplicadas em diferentes situações.

Tanto o processo de compostagem seca quanto o da vermicompostagem acontecem por microrganismos, a principal diferença entre eles é que na vermicompostagem o processo é acelerado devido a presença de minhocas.

As minhocas se alimentam da matéria que ao passarem pelo seu trato digestivo delas ficam cheias de muco. Esse muco é composto por microrganismos que promovem a degradação dos resíduos orgânicos transformando-os em húmus, nesse caso, húmus de minhoca.

Na compostagem seca também ocorre a degradação dos materiais orgânicos através de microrganismos como fungos e bactérias porém não há a presença de minhoca.  Nesse caso, por conta da atividade dos microrganismos acontece aumento de temperatura.

O processo de compostagem não produz odor, portanto, caso isso esteja ocorrendo alguma coisa está errada e principalmente pode estar atrelado a quantidade de umidade ou material seco utilizado na composteira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: