Você mudou seus valores nessa pandemia? O que será o “novo normal”?

                A pandemia alterou consideravelmente nossa rotina pessoal e profissional. Nosso convívio social ficou restrito, e em muitos locais ainda está, e nossa casa se tornou o local onde trabalhamos e, atualmente, realizamos quase todas as nossas atividades diárias.

                Muito se fala sobre um novo normal e um mundo diferente no pós-pandemia, com alterações nas nossas percepções de valores e consumo, e de fato muitas pessoas perceberam esta mudança. Mas você acredita que seus hábitos mudaram, suas preocupações atualmente são outras?

Pesquisas vêm apontando que o mundo digital chegou para ficar, e que é cada vez mais comum e intensa a utilização de plataformas e serviços oferecidos de forma online, como videoconferências, e-commerce e delivery.

                Os serviços e a própria população tiveram que se adaptar rapidamente a esta nova realidade, e outra evidência é o teletrabalho ou o, agora famoso, ‘home office’ que também se tornou parte do cotidiano. Empresas e profissionais também se adequaram e transformaram o novo ‘status quo’ da sociedade atual, o qual provavelmente perdurará por muito tempo, pois muitas empresas pretendem manter o home office mesmo depois que as restrições de isolamento forem flexibilizadas e os profissionais também gostariam de trabalhar remotamente com mais frequência.

                O isolamento social e a ampliação do home office fizeram com que a maior permanência em casa fosse inevitável, e isso impacta em uma alteração na rotina, mudança no deslocamento das pessoas, e transforma o uso dos espaços e a relação do indivíduo perante ele. Se as mudanças estão acontecendo no meio social, é incontestável afirmar que elas também estão ocorrendo no meio ambiente. Se pode perceber importantes alterações na natureza, como as águas límpidas dos canais de Veneza e animais silvestres ocupando espaços urbanos ao redor do mundo, por exemplo. E consequências na produção de resíduos e no consumo de energia e água não deixam de ser relevantes.

                A pandemia e seus efeitos surpreendentes no meio ambiente serviu como um empurrão para o consumidor optar por escolhas mais conscientes na hora da compra. Marcas locais e sustentáveis, a priorização de itens essenciais e com melhor custo/benefício, e até a diminuição no desperdício. Percebe-se que o público hoje está mais preocupado com o coletivo, e vem exigindo das empresas maior responsabilidade com a sociedade, como um todo.

                Você já pensou nisso? Uma comunidade mais consciente e responsável deve partir de dentro da sua casa, com a mudança de seus hábitos, mas de maneira descomplicada. E uma revolução na produção de seus resíduos em casa é um ótimo começo.

Evitar desperdícios no consumo pode gerar uma grande diminuição na produção de resíduos em casa e são pequenas ações como: elaborar uma lista de compras a partir de um cardápio, adquirir produtos concentrados em embalagens menores, escolher produtos a granel podem ajudar muito. E depois da utilização dos produtos, fazer a separação dos materiais recicláveis, dos orgânicos e do rejeito também é uma ação fundamental para o início de uma destinação mais adequada dos resíduos que produzimos. Além disso, os resíduos orgânicos podem ser tratados em casa mesmo com uma composteira doméstica, todas essas são pequenas ações que trazem grande impacto positivo quando somadas. E você tem feito algo assim? Começou a pensar e ter uma atitude mais consciente por conta da Pandemia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: