E agora? Como reduzir os meus resíduos?

Em um post anterior perguntamos sobre a produção do seu lixo e apresentamos um cálculo para você estimar a quantidade produzida de cada tipo de resíduo em casa.

Nesse post agora, vamos apresentar algumas dicas para você sobre como reduzir sua produção de resíduo em casa.

A quantidade do nosso resíduo produzido está muito relacionada aos nossos hábitos tanto de consumo, como de organização e tarefas da casa.

Fazer um planejamento do seu consumo de alimentos perecíveis é fundamental para reduzir sua produção de resíduos na cozinha.

Esse planejamento também pode servir para o consumo de produtos de limpeza e higiene e pode fazer grande diferença no bolso, além de ajudar o meio ambiente.

O ideal é se planejar para atacar a questão na fonte! Então antes de ir as compras, verificar o que precisa ser comprado e fazer uma lista pode ser uma atitude e um hábito de economia e de redução dos desperdícios.

Se você cozinha bastante em casa, o que pode ajudar muito nesse momento é fazer um cardápio para as refeições, e manter a sua geladeira e dispensa organizadas, vai facilitar muito para visualizar os alimentos que você tem para utilizar, evitando compra em excesso e que estraguem por falta de consumo.

No banheiro, pode não parecer, mas utilizar papel higiênico de folha dupla ajuda a reduzir o consumo.

Outro ponto importante para a redução de rejeito produzido no banheiro é a substituição de absorventes e fraldas descartáveis por alternativas laváveis. Hoje em dia a tecnologia ajudou muito o desenvolvimento de produtos seguros e confortáveis.

Ainda no banheiro é importante estar atento as embalagens recicláveis, que devem ser separadas!

Já no quintal, os pets podem também ter atitudes sustentáveis ao utilizarem tapetes higiênicos laváveis. E na lavanderia, uma alternativa para reduzir o consumo e geração de materiais plásticos é optar por produtos que são concentrados.

Um ponto crucial para a redução significativa da entrada de plásticos em casa é optar pelo uso de sacolas duráveis durante as compras ao invés de sacolas plásticas e escolher por produtos vendidos a granel ou em embalagens retornáveis, também pode ajudar bastante. É importante olhar os rótulos das embalagens, muitos fabricantes apontam nos produtos quais materiais as constituem e se são recicláveis ou não. Opte sempre por materiais recicláveis e que tenham uma maior possibilidade de serem reciclados.

Enfim, parece muito coisa né? Mas aos poucos, e passo a passo, mudando pequenos hábitos, você vai perceber significantes reduções no consumo e enorme contribuição para o meio ambiente 🙂 O mais importante é começar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: