World Clean Up Day! Bora limpar o planeta?

O World Clean Up Day é o dia Mundial da Limpeza. Um evento que acontece internacionalmente promovido pela Let´s Do It World, uma organização global que reúne mais de 150 países.

Em 2019 o World Clean Up Day aconteceu em 180 países e teve a participação de mais de 21 milhões de voluntários. https://www.worldcleanupday.org/

Esse ano a data escolhida será amanhã dia 19 de setembro. É um dos maiores movimentos cívicos do mundo em prol do planeta.

A ideia começou na Estônia, em 2008, quando 50 mil voluntários durante 5 horas se uniram para limpar o país. A partir desse dia uma chama acendeu e esse movimento começou a se tornar global, inspirando outras pessoas ao redor do mundo a fazer o mesmo.

O Dia Mundial da Limpeza aproveita o poder das pessoas ao redor do mundo para realizar coisas incríveis, mostrando que cada ação conta e faz toda a diferença.

Vamos nessa?

Você pode participar de diversas formas, tanto de maneira coletiva em alguma ação que acontecerá na sua cidade, como de maneira individual na sua casa, bairro ou família. Pode ser coletando resíduos, limpando uma praça, fazendo uma composteira doméstica ou até realizando uma limpeza digital.

Isso mesmo, Limpeza Digital!!!

Imagina a quantidade de lixo digital armazenado nos nossos smartphones, tablets, laptops, PCs e servidores. Excluindo arquivos desnecessários, aplicativos que não utilizamos, fotos e videos duplicados,  estaremos aumentando a vida util dos nossos aparelhos, economizando recursos e reduzindo emissão de gases de efeito estufa.

“A pegada de carbono da Internet e dos sistemas que a suportam é responsável por cerca de 3,7% das emissões globais de gases do efeito estufa, o que é semelhante à quantidade produzida globalmente pela indústria aérea. Alguns estudos estimam que em uma década a rede da Internet produzirá 20% dos gases de efeito estufa do mundo.”

E além da limpeza digital, outro ponto importante e que faz toda a diferença é praticar a separação do lixo em casa. Você faz isso? Se não, bora começar? Amanhã será um ótimo dia para isso!

A separação dos resíduos em casa é o primeiro passo para conseguirmos dar a destinação adequada a eles. Pense nisso!

Comece separando o reciclável, do material orgânico e do rejeito. Também é importante ter atenção ao óleo usado em casa e aos resíduos eletrônicos. Cada material tem uma destinação específica, pode dar até um pouco de trabalho, mas vai valer a pena. Cada contribuição e atitude contam e fazem toda a diferença.

Aqui no Brasil o movimento é liderado pelo Instituto Limpa Brasil. https://www.limpabrasil.org/

O mais importante é fazer sua parte e mensurar os resultados. E, se puder, registre sua atitude em uma foto com os três dedos pra cima fazendo um ‘W’, publicando nas redes sociais com as hashtags  #threefingersup #worldcleanupday #eucuidomeuquadrado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: